Depósito Digital
O Depósito de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes deverá ser realizado, obrigatoriamente, pelo Sistema Janus, somente em versão PDF. A versão corrigida, se recomendada pela Comissão Julgadora, também deverá ser enviada pelo sistema Janus.
O Depósito Digital está no Menu > Aluno Regular > Depósito Digital.
Os itens que possuem * têm o preenchimento obrigatório;
O(A) aluno(a) pode ir salvando conforme vai preenchendo as caixas de texto e anexando os documentos antes de submeter para a CCP-PPGET. Antes da submissão, é possível fazer edições. Após a submissão, não será possível a alteração dos dados, a não ser que a secretaria devolva para ajustes e/ou correções, desde que o aluno ainda tenha prazo.
Recomendamos que o(a) aluno(a) reserve pelo menos 5 dias de antecedência para depositar. Afinal, imprevistos podem acontecer…
Primeiramente, verifique se sua matricula está regularizada – MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO.
Segundo, pedimos a conferência da Dissertação/Tese:
- A Dissertação/Tese deve seguir as “Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses da USP” – https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1
- Pedimos também que o(a) aluno(a) envie a Dissertação/Tese para a conferência da Biblioteca de Engenharia Civil e Produção “Prof. Telemaco Van Langendonck” (EPECP): biblioteca.civil.poli@usp.br
- A ficha catalográfica é obrigatória – você deve gerar no site: https://www.poli.usp.br/bibliotecas/servicos/catalogacao-na-publicacao
- A menção “Versão original” também é obrigatória. Veja o modelo disponível na página da Escola Politécnica https://www.poli.usp.br/ensino/pos-graduacao/deposito-de-dissertacao-ou-tese)
- Área de Concentração: Engenharia de Transportes
- Se tiver Coorientador (a), este deve estar na ficha do Janus. Se não estiver, significa que não foi oficializado e não deve ser inserido no documento como.
Como alguns dos documentos necessários para o depósito variam de acordo com o Regulamento do PPGET sob o qual o(a) aluno(a) está matriculado(a) e nível de curso, o(a) aluno(a) deve verificar em sua ficha do Janus sob qual Regimento da Pós-graduação da USP está matriculado(a). Sendo que os alunos matriculados sob o Regimento da Pós-graduação de 2013, devem atentar-se aos requisitos do Regulamento do PPGET de 2014. Da mesma maneira, os alunos matriculados sob o Regimento da Pós-graduação de 2018, devem atentar-se aos requisitos do Regulamento do PPGET de 2020.
ATENÇÃO! Conforme a Portaria CAPES nº 206 de 4 de setembro de 2018, artigo 1º: “Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido”. Caso tenha recebido bolsa de mestrado ou doutorado, participado do PDSE ou recebido apoio da verba do PROAP para participação em congressos e revisão de artigos, deverá cumprir ao disposto na Portaria. Acesse a Portaria na íntegra pelo Link: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=05/09/2018&jornal=515&pagina=22
Fluxograma do Depósito Digital (clique para baixar em PDF)
Abaixo seguem os documentos separados por nível de curso e Regulamento.
Alunos(as) matriculados(as) sob o Regimento da Pós-graduação de 2013 (Resolução CoPGr 6542/2013) e Regulamento do PPGET (Resolução CoPGr 6992/2014)
Mestrado
Na tela de depósito Digital do Janus haverá um campo para anexar cada um dos documentos abaixo. O documento “Autorização de depósito pela CCP” deverá ser inserido nos campos “Autorização de depósito pela CCP” e de “Comprovante de submissão de artigo”. Deve estar devidamente aprovado pela CCP-PPGET, por isso envie este documento preenchido e assinado pelo orientador juntamente com o comprovante de submissão (pode ser o print da tela, caso não tenha recebido a confirmação por e-mail) para ppget.poli@usp.br. Este documento não é precisa ser enviado para entrar em pauta das reuniões da CCP-PPGET. O documento assim que recebido pela secretaria por e-mail, é encaminhado para os membros da CCP-PPGET por e-mail e a deliberação é feita por mensagem.
- Autorização de depósito pela CCP*
- Cópia do RG ou RNE* (exclusivamente)
- Diploma de Graduação – Cópia digital do original frente e verso*
- Ficha Cadastral – dados pessoais* – pedimos que informe o e-mail que não seja o da USP para contato futuro
- Acentuação do nome próprio – Cópia da certidão de nascimento ou casamento em caso do nome ser passivo de acentuação.
- Comprovante de submissão de artigo* – O aluno de Mestrado deverá entregar à CCP documentação que comprove submissão de pelo menos 1 (um) artigo em periódico científico em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado no Programa. O artigo em periódico deverá ser submetido em veículos que estejam indexados no ISI Web of Science, Scopus ou SciElo no momento da submissão.
- Relatório de Plágio*
- Termo de entrega das versões impressas*
Baixe os documentos (pasta zipada): DOCS ME 2013
Após o Depósito:
O orientador deverá encaminhar a Proposta de Comissão Julgadora para a secretaria do PPGET para aprovação pela CCP-PPGET.
Se aprovada, a proposta será inserida no Janus e encaminhada para aprovação da CPG.
A CPG tem ATÉ 45 dias para aprovar a proposta.
A DEFESA deverá ser realizada em até 105 dias contados a partir da data de aprovação da proposta de Comissão Julgadora.
Versão Corrigida
Diploma
Defesa Remota
Circular CoPGr67/2022 – Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses.
A partir desta data as Circulares CoPGr 34 e 35, ambas de 29/06/2022, deixam de ter validade. Preencha este REQUERIMENTO DE EXAME – DEFESA REMOTA e o envie para ppget.poli@usp.br.
Doutorado e Doutorado Direto
Na tela de depósito Digital do Janus haverá um campo para anexar cada um dos documentos abaixo. O documento “Autorização de depósito pela CCP” deverá ser inserido nos campos “Autorização de depósito pela CCP” , “Comprovante de publicação de artigo” e “Comprovante de submissão de artigo”. Deve estar devidamente aprovado pela CCP-PPGET, por isso envie este documento preenchido e assinado pelo orientador juntamente com os comprovantes de submissão (pode ser o print da tela, caso não tenha recebido a confirmação por e-mail) e de publicação para ppget.poli@usp.br. Este documento não é precisa ser enviado para entrar em pauta das reuniões da CCP-PPGET. O documento assim que recebido pela secretaria por e-mail, é encaminhado para os membros da CCP-PPGET por e-mail e a deliberação é feita por mensagem.
- Autorização de depósito pela CCP*
- Cópia do RG ou RNE* (exclusivamente)
- Diploma de Graduação * – Cópia digital do original frente e verso
- Diploma de Mestrado* – Cópia digital do original frente e verso (exceto Doutorado Direto)
- Ficha Cadastral – dados pessoais* – pedimos que informe o e-mail que não seja o da USP para contato futuro
- Acentuação do nome próprio – Cópia da certidão de nascimento ou casamento em caso do nome ser passivo de acentuação.
- Comprovante de publicação de artigo* – O aluno de Doutorado deverá entregar à CCP documentação que comprove publicação em anais de pelo menos 1 (um) artigo científico completo para congresso. O artigo para congresso deverá ser completo, não se aceitando resumo, resumo expandido ou pôster; o congresso deverá ser científico com arbitragem e de ampla repercussão reconhecida pela comunidade, com publicação assegurada em anais.
- Comprovante de submissão* de pelo menos 1 (um) artigo em periódico científico em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na tese e submetido durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado no Programa. O artigo em periódico deverá ser submetido em veículos que estejam indexados no ISI Web of Science, Scopus ou SciElo no momento da submissão.
- Termo de entrega das versões impressas*
- Termo de originalidade*
Baixe os documentos (pasta zipada): DOCS DO 2013
Após o Depósito:
O orientador deverá encaminhar a Proposta de Comissão Julgadora para a secretaria do PPGET para aprovação pela CCP-PPGET.
Se aprovada, a proposta será inserida no Janus e encaminhada para aprovação da CPG.
A CPG tem ATÉ 45 dias para aprovar a proposta.
A DEFESA deverá ser realizada em até 105 dias contados a partir da data de aprovação da proposta de Comissão Julgadora.
Versão Corrigida
Diploma
Defesa Remota
Circular CoPGr67/2022 – Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses.
A partir desta data as Circulares CoPGr 34 e 35, ambas de 29/06/2022, deixam de ter validade. Preencha este REQUERIMENTO DE EXAME – DEFESA REMOTA e o envie para ppget.poli@usp.br.
Alunos matriculados sob o Regimento da Pós-graduação de 2018 (Resolução CoPGr 7493/2018) e Regulamento do PPGET (Resolução CoPGr 7951/2020)
Mestrado
Na tela de depósito Digital do Janus haverá um campo para anexar cada um dos documentos abaixo. O documento “Autorização de depósito pela CCP” deverá ser inserido nos campos “Autorização de depósito pela CCP” , “Comprovante de publicação de artigo” e “Comprovante de submissão de artigo”. Deve estar devidamente aprovado pela CCP-PPGET, por isso envie este documento preenchido e assinado pelo orientador juntamente com os comprovantes de submissão (pode ser o print da tela, caso não tenha recebido a confirmação por e-mail) e de publicação para ppget.poli@usp.br. Este documento não é precisa ser enviado para entrar em pauta das reuniões da CCP-PPGET. O documento assim que recebido pela secretaria por e-mail, é encaminhado para os membros da CCP-PPGET por e-mail e a deliberação é feita por mensagem.
- Autorização de depósito pela CCP*
- Cópia do RG ou RNE*
- Diploma de Graduação* – Cópia digital do original frente e verso
- Ficha Cadastral – dados pessoais*
- Acentuação do nome próprio* – Cópia da certidão de nascimento ou casamento em caso do nome ser passivo de acentuação.
- Comprovante de submissão de artigo* – O aluno de Mestrado deverá entregar à CCP documentação que comprove publicação de pelo menos 1 (um) artigo científico completo em anais de evento ou a submissão de pelo menos 1 (um) artigo em periódico científico em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o período em que o aluno está regularmente matriculado no PPGET.
- Termo de originalidade*
Baixe os documentos (pasta zipada): DOCS ME 2018
Após o Depósito:
O orientador deverá encaminhar a Proposta de Comissão Julgadora para a secretaria do PPGET para aprovação pela CCP-PPGET.
Se aprovada, a proposta será inserida no Janus e encaminhada para aprovação da CPG.
A CPG tem ATÉ 45 dias para aprovar a proposta.
A DEFESA deverá ser realizada em até 105 dias contados a partir da data de aprovação da proposta de Comissão Julgadora.
Versão Corrigida
Diploma
Defesa Remota
Circular CoPGr67/2022 – Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses.
A partir desta data as Circulares CoPGr 34 e 35, ambas de 29/06/2022, deixam de ter validade. Preencha este REQUERIMENTO DE EXAME – DEFESA REMOTA e o envie para ppget.poli@usp.br.
Doutorado e Doutorado Direto
Na tela de depósito Digital do Janus haverá um campo para anexar cada um dos documentos abaixo. O documento “Autorização de depósito pela CCP” deverá ser inserido nos campos “Autorização de depósito pela CCP” , “Comprovante de publicação de artigo” e “Comprovante de submissão de artigo”. Deve estar devidamente aprovado pela CCP-PPGET, por isso envie este documento preenchido e assinado pelo orientador juntamente com os comprovantes de submissão (pode ser o print da tela, caso não tenha recebido a confirmação por e-mail) e de publicação para ppget.poli@usp.br. Este documento não é precisa ser enviado para entrar em pauta das reuniões da CCP-PPGET. O documento assim que recebido pela secretaria por e-mail, é encaminhado para os membros da CCP-PPGET por e-mail e a deliberação é feita por mensagem.
- Autorização de depósito pela CCP*
- Cópia do RG ou RNE* (exclusivamente)
- Diploma de Graduação * – Cópia digital do original frente e verso
- Diploma de Mestrado* – Cópia digital do original frente e verso
- Ficha Cadastral – dados pessoais*
- Acentuação do nome próprio – Cópia da certidão de nascimento ou casamento em caso do nome ser passivo de acentuação.
- Comprovante de publicação de artigo* – O aluno de Doutorado deverá entregar à CCP documentação que comprove publicação de pelo menos 1 (um) artigo científico completo em anais de evento. O artigo em anais de evento deverá ser completo, não se aceitando resumo, resumo expandido ou pôster. O congresso deverá ser científico com arbitragem e de ampla repercussão reconhecida pela comunidade, com publicação assegurada em anais.
- Comprovante de submissão* de pelo menos 1 (um) artigo em periódico científico em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o período em que o aluno está regularmente matriculado no PPGET. O periódico científico deverá ser qualificado nos 4 (quatro) estratos superiores do Qualis, ou não havendo esta qualificação será considerada a sua indexação no ISI Web of Science, Scopus ou SciELO.
- Relatório de Plágio*
Baixe os documentos (pasta zipada): DOCS DO 2018
Após o Depósito:
O orientador deverá encaminhar a Proposta de Comissão Julgadora para a secretaria do PPGET para aprovação pela CCP-PPGET.
Se aprovada, a proposta será inserida no Janus e encaminhada para aprovação da CPG.
A CPG tem ATÉ 45 dias para aprovar a proposta.
A DEFESA deverá ser realizada em até 105 dias contados a partir da data de aprovação da proposta de Comissão Julgadora.
Versão Corrigida
Diploma
Defesa Remota
Circular CoPGr67/2022 – Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses.
A partir desta data as Circulares CoPGr 34 e 35, ambas de 29/06/2022, deixam de ter validade. Preencha este REQUERIMENTO DE EXAME – DEFESA REMOTA e o envie para ppget.poli@usp.br.
Versão Corrigida/ revisada
O Prazo para enviar/entregar a versão corrigida é de 60 dias. O(a) aluno(a) receberá uma mensagem do sistema Janus solicitando a versão corrigida. Esta deverá ser submetida no sistema, no Menu > Aluno Regular > Depósito Digital. Após o prazo, se o(a) aluno(a) não conseguir submeter o arquivo, deverá enviar ao Serviço de Pós-graduação da Escola Politécnica (servico.posgraduacao.poli@usp.br).
ATENÇÃO! A página de rosto deverá mencionar “Versão corrigida”.
Veja todos procedimentos na página: https://www.poli.usp.br/ensino/pos-graduacao/procedimentos-para-a-edicao-revisada-de-teses-e-dissertacoes
Diploma
O(a) aluno(a) poderá acompanhar se o diploma impresso está disponível pelo link: https://www.poli.usp.br/ensino/pos-graduacao/diplomas