História
Fundada em 1894, a Escola Politécnica contou desde o seu início com um curso de Engenharia Civil com forte ênfase para as disciplinas relacionadas a Transportes, tendo contribuído notavelmente, durante o transcorrer desse século, para o desenvolvimento e consolidação da tecnologia nacional nessa área.
O curso de Engenharia Civil para os estudantes de graduação, é ministrado basicamente por quatro departamentos, sendo um deles o Departamento de Engenharia de Transportes (PTR).
Nos últimos anos, considerando a experiência internacional em ensino e pesquisa, bem como a realidade nacional, o PTR foi estruturado em torno de três sub-áreas, para fins tanto de pesquisa quanto de ensino:
Infraestrutura de Transportes;
Planejamento e Operação de Transportes;
O PTR oferece cursos de pós-graduação ‘stricto sensu’ em nível de mestrado e doutorado sendo tais cursos também associados às sub-áreas mencionadas.
Tendo como principal objetivo a formação de docentes e pesquisadores especializados, o PTR tem como proposta ser um ‘centro de excelência’ em Transportes, marcado por enfoques sobretudo acadêmicos, considerada a necessidade de in fluxo de teorias na prática profissional, algo implícito em todo e qualquer projeto tecnológico.